Nesta primeira etapa da educação básica, as brincadeiras constituem um dos pilares para o pleno desenvolvimento da criança. Nossa coordenadora pedagógica explica a importância do brincar para a educação infantil.
A importância do brincar para a educação infantil
As escolas de educação infantil vêm investindo cada vez mais na formação integral, ou seja, completa das crianças. Nesse contexto, as brincadeiras, que compõem a cultura da infância, configuram-se como elementos fundamentais para a construção do aprendizado.
De acordo com Zil Alves, coordenadora pedagógica, nesta primeira etapa da educação básica, as brincadeiras “constituem um dos pilares para o pleno desenvolvimento da criança. Todas as ações pedagógicas precisam ser planejadas com intencionalidades e objetivos, principalmente o brincar”.
Pé de lata, bolinha de gude, pique-pega e subir em árvores são algumas das brincadeiras antigas que foram resgatadas por Wesley Olindino, o “Lelé”, professor de Expressão Corporal. Por meio desse trabalho, ele observa o desenvolvimento de diversas habilidades das crianças, como o aumento da autoconfiança e da autoestima. “Crianças introvertidas passaram a ser mais extrovertidas e espontâneas, interagindo mais em grupo ao notarem que conseguem fazer coisas que não achavam que conseguiriam”, relata.
Ao considerar o desenvolvimento motor, cognitivo, psicológico e emocional de cada criança, a Upuerê, que está há 27 anos no mercado capixaba, realiza atividades lúdicas cotidianamente. Os processos de aprendizagem vão além das paredes das salas de aula e as atividades e brincadeiras, planejadas pedagogicamente, promovem a interação das crianças entre si e com a natureza.
Assim, a área aberta da Upuerê torna-se um “parque de conhecimento”, onde o raciocínio lógico, a empatia e o senso de coletividade das crianças são exercitados no brincar.
Talita Alves.