Comunicação

Notícias

Dez dicas para escolher a escola certa para seu filho

Quando os filhos entram na idade escolar surge a mesma dúvida para muitas famílias: como escolher a melhor escola? Além disso, quais critérios devem ser levados em consideração nessa escolha? Segundo a diretora pedagógica da Upuerê, Maria Aparecida Epichin, a escola ideal para matricular o filho exige um olhar atento da família ao seu cotidiano em casa, além da capacidade dos pais ou responsáveis de identificarem, especificamente, suas expectativas em relação à instituição de ensino. Por último, é necessário verificar se os valores familiares estão de acordo com os da escola.

“A escolha da escola certa para o seu filho depende de uma série de fatores que devem ser combinados entre si. A opção mais adequada dependerá essencialmente dos valores da família e das características individuais de cada filho”, destaca Aparecida.

Outra relevância para se fazer uma boa escolha é qualidade de ensino. O quadro de professores e coordenadores é um dos critérios a serem avaliados, afinal, são eles que estarão no dia a dia com a criança. “A melhor fonte para fornecer essas informações são outras famílias que já tiveram filhos matriculados na determinada escola”, afirma Aparecida.

patio

Veja abaixo dez dicas da educadora para acertar na escolha:

1 – Visite várias escolas

Deve-se visitar o maior número de escolas possível. A visita, de preferência, deve ser acompanhada pela criança, pois ela é quem possivelmente passará boa parte da vida no local. Essas visitas permitem ver as diferenças entre as instituições.

2 – Acesse o site da instituição

Conheça o site da escola para avaliar os valores apresentados pela instituição de ensino – a missão e visão divulgadas como diferenciais. A informação deve ser coerente com as impressões que a visita ao local foi capaz de despertar.

3 – Observe os alunos e funcionários

Fique atento ao modo como os alunos se sentem e agem, pois as atitudes deles refletem o meio em que vivem. Assim, é possível – e necessário – observar a postura das crianças dentro do ambiente escolar. Também observe como os funcionários tratam as crianças no cotidiano, tanto em relação a questões disciplinares quanto pedagógicas. Isso também vai ajudar a verificar se o ambiente escolar é saudável.

4 – Verifique a limpeza

Verifique a limpeza do pátio e corredores, principalmente após os intervalos das aulas. Aproveite para visitar os banheiros e observar quais são as condições apresentadas e se elas são ideais para os seus parâmetros de higiene e de conforto.

5 – Converse com os funcionários

Durante a visita, converse com os funcionários sobre os valores que a escola divulgou em seu site, verifique se eles realmente são colocados em prática, ou se foram, simplesmente, divulgados de forma mercadológica. Uma instituição de ensino deve ter a mesma preocupação e praticar os mesmos cuidados com o desenvolvimento de seu público interno e externo.

6 – Saiba sobre os investimentos em educação

Existem programas e projetos de capacitação contínua para os professores? Quais foram os cursos recentemente realizados pelos profissionais do estabelecimento?

7 – Recepção dos novos alunos

Verifique como a instituição se programou para receber seus novos alunos. Existe um programa de integração, previamente definido, para auxiliar na socialização e adaptação dos novos alunos.

8 – Conheça os projetos da escola

Converse com o coordenador pedagógico sobre as estratégias adotadas pela instituição para aumentar o contato dos alunos com o meio cultural, sobre mecanismos que incentivam uma prática regular em atividades que se desenvolvem além dos muros escolares.

9 – Verifique a questão da segurança e da saúde

A escola está atenta à saúde e segurança do seu filho? Certifique-se de que as fichas dos alunos incluem informações relativas à saúde e se a instituição de ensino registra os dados do pediatra ou médico da família. Verifique qual procedimento a escola adota para caso de emergências ou acidentes.

10 – Verifique se a educação está alinhada com as tendências de hoje

Como parte da formação para a cidadania, boas escolas desenvolvem, junto aos alunos, projetos com temas importantes para a realidade atual, como a relação com o meio ambiente, estudos sobre direitos humanos e projetos de engajamento em trabalhos sociais e comunitários.

biblioteca

Flávia Varela

Revisão por Talita Vieira.